#SaúdeELiteratura: Artigo de pesquisadoras da Fiocruz revela história de criação do Ministério da Saúde

By | 25 de julho de 2017

Aniversário de Criação do Ministério da Saúde

Sonho acalentado por sanitaristas do início do século 20, o Ministério da Saúde ganhou existência em 1953, há exatos 60 anos. Em julho daquele ano, o então Ministério da Educação e Saúde foi desmembrado em dois, com a proposta de centralizar as políticas do setor e estruturar melhor as respostas aos muitos problemas sanitários nacionais. Mas você sabia que a criação de um Ministério da Saúde no Brasil já era debatida desde os anos 1920?

Sim, é o que conta o artigo das pesquisadoras Cristina Fonseca e Wanda Hamilton, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), que fizeram um exaustivo levantamento de todos os debates parlamentares ocorridos sobre o tema, revelando inclusive a oposição das oligarquias rurais da época, que viam na criação de um ministério uma ameaça à autonomia dos estados diante da possível interferência do governo federal.

Wanda Hamilton e Cristina Fonseca | Crédito: Agência Fiocruz

Wanda Hamilton e Cristina Fonseca | Crédito: Agência Fiocruz

O consenso em torno da necessidade de criação de uma pasta autônoma para a saúde pública começa a ganhar força apenas com o crescente sucesso e visibilidade que os serviços nacionais de combate às endemias assumiram a partir da década de 40. Médicos e sanitaristas argumentavam que o subdesenvolvimento e a pobreza poderiam ser superados com a criação de um ministério específico desvinculado da Educação, comandado por um especialista na área, e com maiores recursos orçamentários para promover as políticas sanitárias. Os pensadores da Saúde naquela época queriam juntar as ações do setor, antecipando o que muito mais tarde viria a ser o Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim, na esteira desses debates, surge em 1953 o Ministério da Saúde, a fim de organizar e elaborar planos e políticas públicas voltadas à promoção, prevenção e assistência à saúde da população.

🖱 Quer saber mais? O artigo escrito por Wanda Hamilton e Cristina Fonseca, sobre o processo de criação do Ministério da Saúde, pode ser lido na íntegra aqui.

Deixe uma resposta