#DeuNaMídia: Maternidade Odete Valadares é destaque na Semana Mundial de Aleitamento Materno

By | 2 de agosto de 2017

Em 2017, é celebrado o 25º aniversário da Semana Mundial de Aleitamento Materno (1º a 07 de agosto) e também é comemorado o Agosto Dourado – instituído recentemente pela lei nacional nº 13.435, de 12 de abril de 2017, que estabelece o Mês do Aleitamento Materno. A iniciativa busca desencadear ações conjuntas pela amamentação e pela saúde da mulher. O tema deste ano é “Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesses”. No Brasil, o tema foi traduzido como “Trabalhar para o bem comum: juntos pela amamentação”.

Para a gerente do Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Maria Hercília Barbosa, a construção dessas alianças é fundamental para que a mulher possa viver plenamente o direito de amamentar. “O aleitamento materno precisa de apoio e proteção por parte dos governos, da família e de toda a sociedade. O tema deste ano reforça justamente a necessidade de unir forças em prol da amamentação. Se não houver alianças, não temos como avançar para melhorarmos os índices de aleitamento materno no país”, explica Maria Hercília Barbosa.

Na Maternidade Odete Valadares, a programação será intensa. Durante todo o mês, ocorrem diversas palestras sobre o assunto, destinadas aos profissionais da unidade. A abertura do evento acontece no dia 2 de agosto, com a presença do diretor da unidade, Francisco Viana, e da gerente do Banco de Leite Humano, Maria Hercília Barbosa. No mesmo dia, às 14h, acontece uma roda de conversa entre gestantes, nutrizes, doadoras de leite e profissionais de saúde.

Para repercutir mais este assunto, a TV Globo Minas fez uma reportagem sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Assista:

Deixe uma resposta