#Curiosidade: É possível se prevenir dos mais diversos tipos de câncer?

By | 4 de agosto de 2017

Nesta sexta-feira (04/08) é celebrado o Dia Nacional da Campanha Educativa de Enfrentamento ao Câncer. A data tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença e a importância de descobri-la ainda em fase inicial.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

O número de mortes no Brasil por conta de câncer aumentou 31% desde 2000 e chegou a 223,4 mil pessoas por ano no final de 2015. Atualmente, o câncer é a segunda causa de mortes no País, superado apenas por doenças cardiovasculares. Entre os tumores, o maior responsável pelas mortes é o câncer no sistema respiratório, com 28,4 mil casos em 2015. O câncer de cólon foi o segundo maior responsável por mortes, com 19 mil. Em terceiro lugar vem o tumor de mama, com 18 mil mortes em 2015 no Brasil.

Mas, será que é possível se prevenir dos mais diversos tipos de câncer, principalmente àqueles ligados às causas externas ao organismo? A equipe do Blog da Saúde MG listou algumas dicas que podem ser úteis para a adoção de uma #VidaSaudável  e que podem ser importantes para prevenir contra o câncer. Acompanhe:

Para saber mais sobre o câncer, acesse o site do INCA.

Deixe uma resposta