#VocêSabia: Doação de leite materno supre 60% da demanda por aleitamento no Brasil

By | 9 de agosto de 2017
Créditos: Portal Brasil

Créditos: Portal Brasil

O leite materno é uma das principais fontes de nutrientes para as crianças até dois anos de idade. Contudo, quando bebês prematuros ficam internados, os hospitais precisam de doações do produto para alimentar as crianças. Essa é uma das principais estratégias para reduzir a mortalidade infantil. Segundo a Fundação Oswald Cruz, o índice cai até 13% com o aleitamento.

No entanto, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue atender a 60% da demanda, por isso a importância de aumentar o número de doações para a rede pública de saúde.

Quem pode doar

Para doar o leite, as doadoras, além de estar amamentando, precisam estar saudáveis e não utilizar medicamentos proibidos durante a lactação, como anfetaminas e ciclosporina. A orientação do Ministério da Saúde é que as doadoras evitem álcool durante a amamentação. Outro requisito é apresentar os exames de pré e pós-natal, como hemograma e testes de glicemia e para infecções, como HIV e hepatite. Com esses documentos em mãos, basta entrar em contato por telefone com o banco de leite mais próximo para se cadastrar como doadora.

#LeiaMais: Vamos falar de doação de leite humano?

5binfo-5d-leite-01

Fonte: Portal Brasil

Deixe uma resposta