#TOP5: Você sabia que a saúde é pauta presente na TV?

By | 11 de agosto de 2017

Nesta sexta-feira (11/08), é celebrado o Dia da Televisão. No Brasil, a televisão chegou na década de 1950, por meio do empresário Assis Chateaubriand, que na época, fundou a primeira emissora de TV do país, a TV Tupi. O Brasil recebeu os primeiros modelos de TV e teve as primeiras empresas de televisão criadas nessa década.

Muita gente não sabe, mas todos os canais de sinal aberto pertencem ao Poder Público e são concedidos (daí a palavra “concessão”) temporariamente às emissoras (privadas), através de processos de licitação. Para ter o direito à concessão, as emissoras devem vencer um processo licitatório e cumprir uma série de regras em relação a seu conteúdo e programação, a fim de garantir a pluralidade e a diversidade da sociedade brasileira.

Em 2016, a Pesquisa Brasileira de Mídia, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), mostrou que a televisão é o meio predominante de informação para os brasileiros. Segundo a pesquisa, 63% da população busca informações sobre o que acontece no Brasil nos telejornais diários. Outro dado é que 77% da população afirma ver TV todos os dias da semana, com predominância de segunda a sexta-feira. O telespectador passa, em média, entre 60 e 120 minutos em frente à TV.

Se você faz parte deste grupo que tem o hábito de assistir televisão, já deve ter notado que a saúde sempre foi pauta presente na TV, seja com programas específicos, seja em matérias jornalísticas ou, até mesmo, em quadro de programas de variedades. Por isso, o Blog da Saúde MG traz para você, dicas de programas na TV aberta que abordam o tema saúde das mais diversas formas. Confira:

 

Deixe uma resposta