#FalaRegional: Regional de Saúde de Uberaba realiza alinhamento em Vigilância Sanitária

By | 16 de agosto de 2017
Por Sara Braga

16.08_Reunião VISA

Com o objetivo de fortalecer o Sistema de Vigilância Sanitária (VISA), através do alinhamento de processos de trabalho, a Regional de Saúde de Uberaba promoveu reunião com coordenadores e técnicos de Vigilância em Saúde da região Triângulo Sul, que puderam discutir questões relacionadas à gestão e prática do trabalho, no âmbito municipal.

A coordenadora de Vigilância Sanitária da regional, Gisele Remy, explica que “foram abordados assuntos diversos, tendo por expectativa evitar eventuais bloqueios de recurso por falta de alimentação no sistema, garantir que o licenciamento sanitário nos municípios obedeça a formalidade necessária, bem como sanar eventuais dúvidas relacionadas aos indicadores de Vigilância Sanitária do estado. Também foram apresentadas informações consolidadas pela VISA regional, com base nas inspeções informadas pelos municípios, a fim de discutir aspectos relevantes da atividade, tanto sob a ótica da gestão, quanto aspectos relacionados aos serviços” conclui.

Os profissionais presentes na reunião atuam com questões administrativas como cadastro de estabelecimentos, registro de boletins de produção, programação e acompanhamento das inspeções, preenchimento de planilhas, entre outros.

Sandra Lopes, funcionária administrativa da VISA de Frutal, que tem no total 8 profissionais, afirma que “esses encontros ajudam no manejo dos sistemas de informação, que vão se aprimorando a cada dia e, além disso, permitem que possamos conhecer melhor a realidade de outros municípios e assim, da nossa região”. Os participantes ficaram responsáveis por replicar o conteúdo da reunião junto às equipes municipais.