#Curiosidade: É possível parar de fumar pelo SUS?

By | 29 de agosto de 2017

Por Míria César

tabagismo2017_post3

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que demonstre interesse em parar de fumar, deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde para ser informado sobre os serviços de saúde que ofertam o tratamento. O tratamento é realizado por profissionais de saúde capacitados e é composto por uma avaliação individual, onde o usuário será avaliado quanto às principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo, o grau de dependência ao cigarro, seu estágio de motivação para a cessação do tabagismo e seu encaminhamento para o tratamento.

Segundo a referência técnica de Tabagismo da SES-MG, Nayara Resende Pena, o modelo de tratamento é baseado em uma abordagem cognitivo-comportamental. “O usuário, que passou pela avaliação, é encaminhado para participar do tratamento por meio de consultas individuais ou sessões de grupo de apoio, onde são fornecidos manuais com informações sobre cada uma das sessões, e quando necessário há fornecimento de medicamento. Inicialmente os encontros são semanais, em 4 sessões. Após esse período, as reuniões de manutenção passam a ser promovidas com espaços de tempo maiores para evitar recaída, até completar de 6 a 12 meses de tratamento”.

Ainda de acordo com a Referência Técnica, para os casos em que há a necessidade de tratamento medicamentoso, o paciente recebe os adesivos e goma de nicotina para aliviar os sintomas de abstinência, quebrando o comportamento de consumo de cigarros relacionado à dependência física. “A dose da reposição leva em consideração o grau de dependência de nicotina e, principalmente, no consumo diário de cigarros do usuário. Quando o tabagista para de fumar inicia-se o uso da Terapia de Reposição de Nicotina (TRN) que é gradativamente reduzida nas semanas seguintes, uma vez que os sintomas de abstinência tendem a diminuir, até cessar o uso da medicação”, explicou.

Em Minas Gerais, cerca de 700 municípios ofertam o tratamento ao tabagismo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem profissionais de saúde capacitados, materiais de apoio e medicamentos gratuitos. Clique aqui e confira a listagem dos Serviços de Tratamento do Tabagismo em Minas Gerais, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

• Clique aqui e confira no site da SES-MG uma matéria completa sobre o Dia Nacional de Enfrentamento ao Fumo.