#Curiosidade: O que é a campanha “Setembro Amarelo”?

By | 4 de setembro de 2017

setembro-amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio. Durante todo o mês de setembro, os espaços públicos e privados estarão decorados e/ou iluminados com a cor amarela. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

  • Clique aqui e participe da Semana de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio em Belo Horizonte (MG).

A ideia é promover espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e conscientizar a população sobre a importância da discussão. Atualmente, o suicídio é um problema de saúde pública e a sua ocorrência tem crescido entre os jovens. De acordo com os números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

O Setembro Amarelo conta com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) também participa da divulgação do projeto.

Suicídio no Brasil

O Brasil é o oitavo país com o maior número de suicídios. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de trinta e dois brasileiros morrem diariamente vítimas de suicídio. Os dados são ainda mais alarmantes em relação aos jovens. O suicídio mata mais pessoas entre 15 e 29 anos do que o HIV em todo o mundo.

Ainda, segundo a OMS, uma pessoa, a cada 40 segundos, comete suicídio o que equivale a 1,4% dos óbitos totais. A região que apresenta os índices mais altos é o Sudeste Asiático, com 17,1 suicídios por 100 mil, seguido pela Europa, que chega a 13,8 por 100 mil. Quando avaliamos a taxa dos países africanos, que é de 7 a cada 100 mil, ou das Américas, 8,9 por 100 mil, fica evidente que há distorções associadas à subnotificações.

Deixe uma resposta