Um profissional que utiliza música, sons, ruídos e os movimentos. Esse é o Musicoterapeuta, no qual a data desta profissão é comemorada nesta sexta-feira (15/09). Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, trata-se de um profissional especificamente qualificado, tendo no Brasil sua formação oficialmente reconhecida pelo Conselho Federal de Educação em 1978.
Aproveitar a música como alternativa terapêutica vem desde o início da história humana. Porém, esse método só começou a ser utilizado após a Segunda Guerra Mundial no auxilio da recuperação dos soldados feridos. O primeiro curso universitário de Musicoterapia foi criado em 1944 na Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. No Brasil o primeiro curso de graduação foi em 1972, no Rio de Janeiro, no Conservatório Brasileiro de Música.
A Musicoterapia é uma prática integrativa oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ajuda na interação com o mundo, relaxamento, aguça os sentidos, proporciona movimento ao corpo, melhora a coordenação motora e ajudar na cura de doenças. ️Durante as sessões, o Musicoterapeuta não utiliza apenas a música, mas também sons, ruídos e os movimentos que se complementam e guiam o processo terapêutico. Assista mais detalhes no vídeo, abaixo:
-
Saiba mais sobre Musicoterapia: Musicoterapia usa ritmo e melodia como alternativa para tratar doenças