#SUS: ESP-MG participa de comemoração nas redes sociais dos 38 anos da Abrasco

By | 28 de setembro de 2017
Por Sílvia Amâncio

Na tarde desta quinta-feira (28/09), alunos, docentes e trabalhadores da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) se reuniram para um registro da campanha “#Abrasco38anos”, em comemoração ao aniversário de criação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A campanha nas redes sociais está reunindo uma séria de fotografias com os dizeres “Parabéns Abrasco!”.

O registro foi organizado pelo assessor de comunicação social da Escola, Harrison Miranda, com os alunos da especialização em Comunicação e Saúde, o docente do curso Wander Veroni e trabalhadoras da instituição que atuam na coordenação da especialização em Saúde Pública. “Sendo a Escola uma instituição formadora Acreditada pela Abrasco, o momento foi perfeito para esse registro de mobilização”, disse.

Escola na Abrasco

No início deste ano, o curso mais tradicional da ESP-MG, a especialização lato sensu em Saúde Pública, recebeu do Comitê de Experts da Abrasco parecer favorável à Acreditação Pedagógica, o reconhecimento formal de que o curso atende a requisitos previamente definidos e que a instituição demonstra ser competente para realizar a ação educacional de grande importância para qualificação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

História

Em 27 setembro de 1979, a 1ª Reunião sobre Formação e Utilização de Pessoal de Nível Superior na Área da Saúde Pública, realizada na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília, mobilizou técnicos, profissionais, estudantes e professores de programas de Pós-Graduação em Medicina Social e Saúde Pública empenhados em fundar uma associação que congregasse os interesses dos diferentes cursos da área e que marcasse uma nova postura frente aos saberes e às práticas desse campo do conhecimento: a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Abrasco.

Para participar, basta enviar fotografias para comunica@abrasco.org.br