#SaúdeNaCozinha: Você sabe o que é sinergia alimentar?

By | 6 de outubro de 2017

Não é segredo para ninguém a importância de uma alimentação equilibrada e saudável; mas você sabia que consumir determinados alimentos na mesma refeição pode ser ainda mais benéfico para o organismo? À essa interação dá-se o nome de “sinergia alimentar”. Pensando em te auxiliar a aproveitar o melhor dessa propriedade dos alimentos, preparamos este guia com o apoio da equipe da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição da SES-MG.

Arroz e feijãoUm grande exemplo dessa sinergia alimentar é o clássico “arroz e feijão”, tradicional na mesa dos brasileiros. A dupla apresenta uma combinação perfeita em relação à oferta de aminoácidos, substâncias essenciais ao bom funcionamento de todas as células do nosso corpo. Enquanto o arroz tem quantidade reduzidas de lisina, treonina e triptofano, esses por sua vezes estão bastante presentes no feijão. Já a deficiência dessa leguminosa em metionina e cisteína, é compensada pela combinação com o arroz, rico nesses aminoácidos.

A seguir, você confere outras “parcerias positivas” para sua saúde; confira:

Laranja e feijoada: Algumas rodelas de laranja em um prato de feijoada, como também de feijão simples, potencializam a absorção de ferro do feijão e melhora a digestão.

Queijo com goiabada: combinação tradicional na mesa dos mineiros, a proteína presente no queijo reduz a velocidade com que o açúcar da goiabada é liberado na corrente sanguínea. Porém, consuma com moderação, já que a goiabada é um alimento com grande quantidade de açúcar.

Abacaxi e carne: Que tal algumas rodelas de abacaxi depois de um churrasco? A fruta possui enzimas que “quebram” a proteína da carne, tornando mais fácil o processo de digestão. Isso vai ajudar a reduzir aquela sensação de estômago pesado.

Azeite e tomate: O tomate é fonte de licopeno e carotenoides, e a adição de azeite à salada de tomates auxilia na absorção desses compostos.

Vegetais verdes e limão: os vegetais verde escuros são fonte de ferro. Ao combinar com alimentos ricos em vitamina C, tais como limão, laranja e abacaxi, aumenta-se a absorção de ferro desses vegetais.

Frutas e iogurte integral: Uma união perfeita, devido à grande presença de fibras das frutas, aliadas às funções probióticas de alguns iogurtes. A combinação contribui para o bom funcionamento do intestino.

Deixe uma resposta