#EAD: UNA-SUS/UFMA lança curso de Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase

By | 18 de outubro de 2017

secretaria_executiva_instagram_2_1

Profissionais de saúde interessados em ampliar os conhecimentos sobre hanseníase, já podem se inscrever no mais novo curso Vigilância, prevenção e controle da Hanseníase, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). A oferta é uma ação do Ministério da Saúde e integra a formação na área de Vigilância, composta por 12 cursos voltados à temática.

As matrículas podem ser realizadas gratuitamente até o dia 18 de fevereiro, pelo link. A capacitação é autoinstrucional e tem início imediato.

O curso é destinado, prioritariamente, aos profissionais que atuam ou que possam vir a atuar nas ações de vigilância em saúde e atenção primária, especialmente na prevenção das doenças no âmbito municipal e estadual do Sistema Único de Saúde (SUS). Demais interessados no tema também podem acessar o conteúdo.

Com carga-horária de 30 h, divididas em 3 unidades de 10 h, o curso tem como objetivo oferecer subsídios para a abordagem da Hanseníase, tanto no diagnóstico como na conduta, reconhecendo as práticas de articulação e integração das políticas de Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde nas ações de prevenção, controle e monitoramento dos casos desta doença.

A ideia é que, ao longo do curso, o aluno compreenda a dinâmica epidemiológica da hanseníase, reconhecendo a magnitude da doença como problema de saúde pública.

Para isso, são apresentados indicadores que mostram que, embora a hanseníase seja uma doença erradicada em muitos países, no Brasil, especialmente em determinadas regiões, ainda é considerada endêmica. Além disso, também serão discutidos a importância da notificação dos casos e os prejuízos do estigma da doença para a vida dos pacientes, podendo inclusive influenciar o diagnóstico precoce e a conclusão do tratamento.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link www.unasus.gov.br/cursos.

Fonte: UNA-SUS

Deixe uma resposta