#MobilizaçãoDaSaúde: Em parceria com Hemominas, Cruzeiro promove campanha “Sangue Azul”

By | 20 de outubro de 2017

por Lucas Leite | ASCOM Cruzeiro Esporte Clube

Com um simples gesto, uma única pessoa pode salvar vidas. Através da solidariedade de doadores de sangue, a Fundação Hemominas beneficia milhares de pacientes espalhados em hospitais do estado. No entanto, com os baixos estoques, a instituição encontra dificuldades para ajudar a mudar a história dos mais necessitados.

Para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação, o Pentacampeão da Copa do Brasil retoma, a partir do próximo domingo, a campanha “Sangue Azul”, responsável por movimentar a imensa Nação Azul desde 2004. A iniciativa conta com apoio da Caixa Econômica Federal.

Dando início às ações, a Raposa e a Hemominas farão o cadastramento de torcedores no domingo, na esplanada Sul do Mineirão, antes do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG. Na próxima terça-feira, esses cruzeirenses se encontrarão na Sede Administrativa e serão levados pelo Clube, no ônibus do Tetracampeão Brasileiro, à fundação para contribuírem com a causa.

Ainda no domingo, no duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, os jogadores do Cruzeiro entrarão no gramado do Gigante da Pampulha com uma camisa alusiva à campanha no intuito de chamar a atenção da Nação Azul para a causa.

Neste ano, as ações da campanha “Sangue Azul” serão realizadas até o dia 12 de novembro e contemplarão visitas do Raposão em escolas, distribuição de cartilhas e informativos sobre o tema, além de outras medidas.

Os cruzeirenses que quiserem aderir à campanha também podem comparecer em qualquer uma das unidades da Hemominas e informar o desejo de ser um doador de sangue. Para saber a unidade mais próxima, acesse: www.hemominas.mg.gov.br

A campanha

A “Sangue Azul” faz parte do projeto “Cruzeiro Solidário”, responsável por diversas iniciativas de responsabilidade social importantes como o Adote um Campeão, Setembro Dourado e Dezembro Laranja, além das visitas do Raposão e Raposinho em instituições de acolhimento, hospitais, asilos e escolas.

Você pode ajudar! Os bancos de sangue estão com estoque baixíssimo. Doe! Se você não puder doar, incentive quem possa. Muitas pessoas precisam de você. Ajude a salvar vidas!

Veja o que é necessário para doar sangue:

– Ter e estar com boa saúde;
– Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
– Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local de doação.
– Se o jovem de 16 ou 17 anos estiver desacompanhado, ele deverá apresentar os seguintes documentos do responsável legal: autorização preenchida e assinada (modelo disponível no site www.hemominas.mg.gov.br) e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização.
– A partir de 61 anos, o candidato deverá comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;
– Pesar mais de 50 kg;
– Dormir bem na noite anterior:
– Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter feito tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses;
– Não ter se submetido a exame de endoscopia nos últimos 6 meses;
– Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 6 meses;
– Se doar pela manhã, alimente-se antes. Após o almoço, dê um intervalo de 3 horas.

Deixe uma resposta