#Curiosidade: Reumatismo, uma doença que não escolhe idade

By | 30 de outubro de 2017

Pois é, existem mais de 100 tipos de doenças reumáticas, como a artrose, a osteoporose e a bursite – para citar alguns exemplos; e elas atingem mais comumente parte do corpo humano responsáveis pela locomoção como os ossos, cartilagens, tendões e articulações. Porém as doenças reumáticas também podem afetar outros órgãos como rins, coração e pulmão.

👉 #FiqueLigado Engana-se quem acredita que as doenças reumáticas atingem apenas pessoas idosas. Na verdade, pessoas de qualquer idade, e de ambos os sexos, estão propensas a desenvolvê-las, e elas podem ser causadas ou agravadas por fatores genéticos, traumatismos, obesidade, sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão e alterações climáticas.

Por isso, é importante ficar atendo aos sintomas que podem indicar o início e desenvolvimento de algum tipo de doença reumática como:

  • Dor, inchaço e calor nas articulações;
  • Dificuldade para se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar;
  • Diminuição da flexibilidade da coluna
  • Dificuldade de movimento nas articulações.

Caso perceba alguns desses sintomas, principalmente por mais de seis semanas, acompanhados de vermelhidão ou inchaço, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. O SUS garante o diagnóstico e o tratamento das doenças reumáticas, que pode ser feito não só com o uso de medicamentos, como de práticas integrativas e complementares, exercícios e terapia física.

Deixe uma resposta