#SUS: Alunos da ESP-MG fazem bastidores de reportagem sobre as mudanças na PNAB

By | 9 de novembro de 2017

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A turma de especialização do curso de pós-graduação de “Comunicação e Saúde”, da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), disciplina “Teoria e Práticas na Produção e Confecção de Materiais em Comunicação e Saúde” teve como objetivo para a realização do trabalho final a criação de uma reportagem multimídia, dividida nos seguintes temas: Bastidores, Matéria Informativa, Vídeo, Curiosidades, Quizz e postagens nas Redes Sociais para veiculação nos canais da ESP-MG.

  • Para ver a reportagem multimídia completa no site da ESP-MG, clique aqui.

Inicialmente o tema escolhido para o desenvolvimento da reportagem foi “A saúde das pessoas privadas de liberdade”, mas após discussão sobre as dificuldades de acesso aos entrevistados e dados, a turma optou por alterar o tema para “Mudanças na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)”, divulgadas pelo Ministério da Saúde em julho e agosto de 2017.

Ao expor o tema, os alunos se identificaram com o assunto que foi debatido ao longo das disciplinas e norteia toda a construção, fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e promoção da saúde. É necessário que profissional de comunicação seja o agente social em criar debates de assuntos que interferem na saúde da população fazendo com que o mesmo seja crítico e possa tomar parte do desenvolvimento da política.

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O papel do grupo de bastidores foi acompanhar cada grupo, conhecer os processos de produção para mostrar os caminhos seguidos por eles, explorar o tema, segmentar e apresentar o resultado final do que foi construído. Para isso, definimos que para acompanhamento, cada integrante ficaria responsável por contatar um dos temas e extrair conteúdo e pontos importantes dos produtos a serem publicados.

A experiência dos bastidores foi dificultada, pois não foi possível muitos encontros presenciais para compreender as atividades e o processo. Mesmo assim, o grupo Bastidores tem ciência do que os outros grupos conversaram entre si, definiram estratégias e construíram os produtos:

O grupo Vídeo resolveu focar a construção no Agente Comunitário de Saúde (ACS), que é responsável por algumas atividades para o cidadão que acontece dentro do universo do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), por entender que esse profissional será um dos afetados pela mudança da política e tem papel fundamental na Atenção Básica. O vídeo apresentará o dia a dia do profissional e a opinião destes sobre as mudanças.

O grupo Matéria Informativa relatou que foi uma construção bem difícil, por ser um assunto ainda desconhecido pelos profissionais de saúde que foram contatados, além da dificuldade em buscar fontes e sustentar a abordagem. Foi relatado os impactos da mudança na política para os leitores.

O grupo Curiosidades construiu dez ideias sobre Atenção Básica que as pessoas precisam saber e foram divididas entre os quatro integrantes do grupo. Explicou também o fato de muitas pessoas não saberem o que é o SUS, o que compreende essa Política e o que é Consultório de Rua e Academia da Cidade que, por exemplo, fazem parte do programa.

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O grupo Quiz mostrou a construção do conceito da Atenção Básica para enfatizar a importância do tema para aqueles que desconhecem o assunto, bem como o que muda com a criação da nova Política e quais serviços essa nova portaria pode afetar na Atenção Básica. Foram feitas dez perguntas no formato verdadeiro ou falso com resultado ao final do teste. Foi construído com uma linguagem leve e divertida, além da utilização de emotion. O grupo também utilizou o Playbuzz.

O grupo Redes Sociais iniciou o processo realizando um briefing para que pudesse embasar e direcionar os profissionais de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para fazer as artes que ilustrariam os cinco posts que serão veiculados no Facebook e Twitter. Os posts trazem informações sobre a mudança na PNAB e como essa mudança vai alterar a assistência, na prática, para o cidadão e ressaltar as políticas já existentes na Atenção Básica.

As palavras-chave desta campanha serão Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), ESF (Estratégia Saúde da Família), Atenção Básica, SUS, Centro de Saúde e Agente de Saúde. Os cinco posts serão postados de segunda a sexta-feira, nos dias 10 a 17 de novembro de 2017, mês da Campanha Saúde do Homem, e trariam como hashtags #SUS#NenhumaEquipeAMenos, #NenhumDireitoAMenos, #SUSQueDáCerto e #SUSQueQueremos.

Abaixo, assista o vídeo que mostra o processo de produção dessa reportagem:

Também confira a galeria com os bastidores da produção da reportagem multimídia pelos alunos:

*Observação: Conteúdo produzido pelos alunos da especialização em “Comunicação e Saúde” da ESP-MG.

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