#VidaSaudável: Saiba o que é o Diabetes e como se prevenir!

By | 14 de novembro de 2017
Arte: Alan Martins

Arte: Alan Martins

Nesta terça-feira, 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, doença que é considerada um dos principais problemas em saúde pública do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas diagnosticadas com diabetes aumentou em quase quatro vezes em 24 anos. Estima-se que 422 milhões de adultos no mundo viviam com diabetes em 2014.

O diabetes mellitus é um grupo de doenças metabólicas que tem como principal característica a hiperglicemia. Isso significa que há falta ou má absorção de insulina no organismo, substância produzida pelo pâncreas e que é essencial para a transformação da glicose (açúcar) em energia.

Normalmente, o diabetes se apresenta em três formas, o tipo 1, 2 e Gestacional. O tipo 1 é caracterizado pela deficiência absoluta de insulina, acometendo principalmente as crianças e adolescentes que não têm excesso de peso. O tipo 2 costuma ocorrer em adultos e estar ligado à má alimentação, tabagismo, obesidade e sedentarismo. Já o diabetes gestacional é detectado pela primeira vez na gravidez, sendo normalmente resolvido no pós-parto, ainda que haja o risco de retornar anos depois.

Entre os principais sintomas do diabetes estão urinar em excesso, sede exagerada, perda de peso, fome excessiva, fadiga, fraqueza e visão turva. Para se prevenir, é fundamental controlar a obesidade e a hipertensão arterial, praticar atividade física regularmente, reduzir o consumo de álcool e abandonar o tabagismo.

Os pacientes diagnosticados ou com suspeita de diabetes são acolhidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e atendidos por meio de ações individuais e coletivas como consultas, grupos de promoção à saúde, orientações de prevenção das complicações e oferta do tratamento. Caso exista a necessidade de atendimento especializado, os pacientes são encaminhados para os Centros Estaduais de Atenção Especializada. Todo o tratamento e acolhimento são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe uma resposta