#SaúdeDoHomem: Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens

By | 17 de novembro de 2017
Por Juliana Gutierrez 

banner_saude do homem_dia_cancer_prostata

Nesta sexta-feira (17/11) é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. A data tem como objetivo sensibilizar a população para a importância do diagnóstico e do tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa e, geralmente, acomete a população idosa.

Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Além disso, a idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência, como a mortalidade aumenta significativamente após os 50 anos. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

  • Para saber mais informações sobre Saúde do Homem, clique aqui.

Ao observar qualquer um desses sinais, é necessário procurar um Serviço de Saúde do SUS imediatamente. Em Minas, existem 34 Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) e Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que atendem pacientes de todo o Estado, são pontos de atenção responsáveis pela assistência aos cânceres específicos da área de saúde sexual e reprodutiva tanto da mulher, quanto do homem (mama, colo de útero, próstata e pênis).

Campanha

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) dedica o mês de novembro para alertar a população a respeito da importância dos cuidados que envolvem a Saúde Integral do Homem no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o conceito “O sempre é o momento ideal para cuidar da sua saúde”, a SES-MG desenvolveu uma campanha que enfatiza que os homens também têm direito a uma saúde integral e com ações de cuidados que considere as especificidades, singularidades e a diversidade de seu gênero.

“Colocamos ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata que é um assunto de grande importância e que nem sempre é tratado com a devida atenção pelo homem. É uma forma de ‘quebrar’ barreiras e orientar a população masculina a procurar por uma Unidade Básica de Saúde”, disse Mayla Magalhães, diretora de Políticas de Atenção Primária à Saúde da SES-MG.

Deixe uma resposta