#SexoSeguro: UNAIDS lança desafio sobre o quanto você sabe sobre HIV/Aids

By | 6 de dezembro de 2017
Kit #DesafioUNAIDS enviado a influenciadores digitais e youtubers para promover o debate sobre HIV, AIDS, sexualidade e discriminação. Foto: Divulgação.

Kit do #DesafioUNAIDS enviado a influenciadores digitais e youtubers para promover o debate sobre HIV, AIDS, sexualidade e discriminação. Foto: Divulgação.

O que você sabe sobre HIV e AIDS, sobre sexualidade, estigma e discriminação? Será que seu repertório está atualizado para os dias de hoje, ou ficou parado nos anos 80 e 90? Esse é o pano de fundo do #DesafioUNAIDS, um jogo descontraído e informativo proposto pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) a dezenas de influenciadores online para o mês de dezembro— quando o Brasil e o mundo todo se mobilizam pela conscientização das pessoas em relação à AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida). Quem aceitar o #DesafioUNAIDS, terá que publicar em seus canais do Youtube, Facebook, Twitter e Instagram o material gravado para que todos os seguidores vejam como cada um de seus ídolos se saiu.

“Nossa ideia é sair da linguagem técnica, que não dialoga diretamente com os jovens, e deixar que esses influenciadores criem, à sua própria maneira e com sua criatividade, esse diálogo tão fundamental entre seus seguidores”, explica Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil. No vídeo abaixo, veja como participar do Jogo:

Como funciona?

O jogo consiste em 15 perguntas. Entre estas 15, os youtubers que aceitarem o #DesafioUNAIDS poderão pular três delas (com as fichas “pular”), procurar uma das respostas no Google (com a ficha “googlar”) e usar uma chance para pedir ajuda do “Tirador de Dúvidas”, que também pode ser algum outro especialista da escolha do participante do desafio. As outras dez perguntas, precisam ser respondidas, sem consultar o gabarito. É aí que o conhecimento e a criatividade se unem para vencer o desafio.

Para isso, os youtubers e influenciadores digitais desafiados receberam um kit #DesafioUNAIDS, que consiste em:

  • 15 cards de perguntas retiradas da internet sobre HIV, AIDS, sexualidade e discriminação;
  • 3 fichas para ‘pular’ 3 das 15 perguntas que o desafiado não souber responder;
  • 1 ficha para googlar e tentar achar a resposta na internet (também caso o desafiado não saiba ou não tenha certeza da resposta);
  • e 1 gancho de telefone dos anos 80 para “discar” para o “Tirador de Dúvidas”
    Mesmo com o recurso de consultar a própria internet para uma das perguntas, a ideia é mostrar que o famoso “doutor Google” nem sempre está correto ou que, na maioria das vezes, apresenta várias opções de resposta deixando o usuário sem saber exatamente qual delas é a mais adequada.

Deixe uma resposta