#VidaSaudável: Saiba como preparar marmitas práticas e nutritivas para a semana toda!

By | 12 de dezembro de 2017

com Portal Brasil

Escapar de restaurantes e ter uma alimentação saudável fora de casa pode economizar dinheiro e tempo durante o horário do almoço. Bastam um pouco de organização e escolhas certas na hora de preparar a marmita. Selecionar aquilo que vai também evita processados e ainda previne intoxicação alimentar, mais frequente ao se comer na rua.

Bateu preguiça de cozinhar? Que tal separar um dia – o sábado, por exemplo – para ir à feira e comprar boa parte daquilo que vai consumir naquela semana? Depois,  é só “bolar” os pratos dia a dia. O ideal é montar a marmita pensando num prato de mesa. Um quarto desse prato pode ser de arroz, um quarto de feijão e um quarto de carne. O último quarto é de salada. E assim, você pode ir fazendo as substituições, seguindo as nossas dicas abaixo:

#FicaADica: Você pode congelar as refeições e ir descongelando-as dia a dia. Alimentos congelados mantêm as características nutricionais por um mês. Se não houver fogão ou micro-ondas no trabalho, é importante que esse alimento esteja condicionado em uma bolsa térmica.

A seguir, veja algumas dicas para preparar sua marmita:

  • Vá à feira: ajuda na economia, garante alimentos frescos e diversifica a alimentação;
  • Planeje-se: ter um planejamento alimentar ajuda muito na busca de hábitos saudáveis. Separe um tempo na semana para preparar as refeições com antecedência e higienizar legumes e verduras;
  • Faça sua lista de compras: vá ao mercado sabendo os alimentos que serão preparados e consumidos ao longo da semana. Cardápio planejado evita soluções menos saudáveis de última hora.
  • Armazene bem: guardar os alimentos da forma correta, optando por potes preferencialmente de vidro, faz bastante diferença. Uma vasilha separada para a salada crua também é importante.
  • Elabore um cardápio saudável: aposte nas versões integrais, que são ricos em fibra e promovem uma saciedade maior. Não abuse de óleos, gorduras e sal – lembre-se que temperos naturais são mais benéficos à saúde. Coloque mais cores no prato, deixando a refeição mais nutritiva.

Veja outras dicas para ter uma alimentação saudávelhttp://www.saude.mg.gov.br/vidasaudavel

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