#MedulaÓssea: Saiba como ser um doador e ajude a salvar vidas!

By | 14 de dezembro de 2017

download

Nesta quinta-feira (14/12) é comemorado o Dia Estadual do Doador de Medula Óssea. A data serve para mostrar a importância de se cadastrar para ser um doador de medula óssea, bem como manter os dados de contato atualizados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

A Fundação Hemominas é a instituição responsável pelo cadastro dos candidatos à doação de medula óssea em Minas Gerais. Para se cadastrar é necessário comparecer em uma unidade da Fundação. Além de preencher algumas informações pessoais, será retirada uma pequena quantidade de sangue para que seja realizado o exame de histocompatibilidade (HLA). O exame será responsável por identificar as características genéticas que serão cruzadas com os dados dos pacientes que aguardam por um transplante. O Hemocentro incluirá os dados do candidato à doação no Redome.

As chances de encontrar um doador de medula compatível é, em média, de 1 em cada 100 mil pessoas. Além disso, outra dificuldade na realização desse tipo de transplante é justamente a localização do possível doador compatível. Vale ressaltar que o cadastro é feito uma única vez e fica armazenado até o candidato completar 60 anos, por isso sempre que o cadastrado mudar de telefone ou endereço, é imprescindível que ele informe seus novos dados de contato para garantir que seja localizado. Se este é o seu caso, atualize aqui seu cadastro como doador de medula óssea.

Quem pode se tornar um doador?

Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário:

  • Ter entre 18 e 55 anos de idade;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
  • Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

» Clique aqui e saiba mais sobre doação de medula óssea.

As unidades da Fundação Hemominas são responsáveis pelo cadastro de candidatos à doação de medula óssea em Minas Gerais. Para verificar os dias e horários em que o cadastro é realizado, acesse o site ou ligue 155 – opção 8.

 

 

Com informações da Hemominas

Deixe uma resposta