#SaúdeNaCozinha: Alimentos doces também podem ser ricos em sódio; confira!

By | 14 de dezembro de 2017

Antes de mais nada, vamos testar os seus conhecimentos:

 

Sim, alimentos doces, sobretudo os industrializados também podem ser bastantes ricos em sódio e, por isso, precisam ser controlados ou, até mesmo, evitados. Mas você sabe por quê? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade máxima de sódio que pode ser consumida por dia é de 2g, que equivale a uma colher de chá. E quando o organismo recebe muito sal, ele passa a reter mais líquido para poder lidar com essa sobrecarga recebida. Isto faz com que o volume de sangue das artérias aumente, o que pode causar hipertensão.

Conheça 5 desses alimentos e como podemos substitui-los por ingredientes mais saudáveis no dia a dia:

O sódio que você não vê

Olhos atentos para a lista de ingredientes! Confira alguns exemplos de palavras que podem aparecer na lista de ingredientes que indicam a presença de sódio: glutamato monossódico, nitrato e nitrito de sódio, caseinato de sódio, ciclamato de sódio, metabissulfito de sódio, benzoato de sódio, inosinato dissódico.

☝ #FiqueLigado: os ingredientes são listados na ordem decrescente de quantidade, ou seja, se um ingrediente aparece como primeiro da lista, significa que maior parte do produto é composta por ele.

Deixe uma resposta