#Curiosidade: Você sabe o que é e o que faz um Sanitarista?

By | 2 de janeiro de 2018

sanitarista

Nesta terça-feira (02/02) é comemorado o Dia do Sanitarista, um profissional multidisciplinar que é essencial para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Sanitaristas são profissionais de nível superior que atuam em diversas atividades nos sistemas e serviços de Saúde no Brasil desde muitas décadas. Os Sanitaristas, anteriormente, realizavam suas formações apenas em nível de pós-graduação (Especializações, Mestrado e Doutorado).

A partir de 2009, o cenário modificou-se e diversas universidades brasileiras criaram o curso em nível de graduação. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é referência nacional na área e vem formando profissionais Sanitaristas que estão aptos a entrarem no mercado de trabalho. Além disso, em 11 de Março de 2013, com a Portaria N° 256 do Ministério da Saúde, Art. 5°, passou a contar, na Tabela de Classificação Brasileira de Ocupações utilizada no SCNES, a CBO provisório 1312-C1-SANITARISTA.

Em Minas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece o curso “Gestão de Serviços de Saúde” como forma de contribuir para a formação de novos sanitaristas ainda na graduação. Já a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) possui uma pós-graduação em Saúde Pública, ofertada de forma gratuita por meio de processo seletivo. A especialização em Saúde Pública é um dos grandes marcos da ESP-MG. Durante sua história, o curso exerceu papel de destaque na qualificação dos profissionais de saúde e na formação de novos sanitaristas, buscando sempre ofertar formação de qualidade em consonância com o contexto mais amplo da saúde pública no Brasil e em Minas Gerais.

Em abril de 2017, o curso foi Acreditado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), reconhecimento formal de que a especialização atende a requisitos previamente definidos e que a instituição demonstra ser competente para realizar a ação educacional de grande importância para qualificação de trabalhadores do SUS.

Atuação

O Sanitarista é capacitado para coletar e analisar dados para planejar e programar as ações que serão executadas. Dentre suas atribuições, estão: realizar estudos sobre o desenvolvimento, organizacional e operacional, propondo métodos gerais de organização institucional e análise do trabalho; pesquisar ou coordenar a realização de estudos, levantamentos de dados e elaboração de propostas, projetos e programas; planejar e analisar políticas públicas e ações na área da saúde e da educação permanente em saúde; realizar diagnósticos e vistorias na área de saúde coletiva/saúde pública.

Além disso, o Sanitarista está apto a: elaborar informes e boletins, internos e externos; coletar dados, planejar, monitorar, editar, redigir, condensar e avaliar atividades de ouvidoria, de educação popular e comunicação em saúde, de promoção da saúde e de informação em saúde, conforme o planejamento da organização.

A formação do Sanitarista permite atuações de natureza interdisciplinar, tendo em vista o gerenciamento e execução de sistemas por meio dos seguintes núcleos identitários: Epidemiologia, Ciências Sociais em Saúde, Políticas Públicas, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde, Promoção e Educação em Saúde, Vigilância em Saúde, Saúde Ambiental, Saúde da Família, Saúde do Trabalhador e Saúde Mental. Para melhor entendimento e para que você possa identificar se o Sanitarista pode fazer parte de sua instituição, veja as habilidades do Sanitaristas de forma mais detalhada.

• Para saber em quais lugares é possível se formar como sanitarista no Brasil, clique aqui.

Fonte: Divulga Saúde Coletiva.