#DeuNaMídia: Jornal “Estado de Minas” faz reportagem sobre protocolo de desastres no Hospital João XXIII

By | 3 de janeiro de 2018
Foto: Site do Jornal Estado de Minas / Reprodução.

Nesta quarta-feira (03/01), o jornal “Estado de Minas” publicou uma reportagem feita pelos jornalistas Junia Oliveira e João Henrique do Vale sobre o protocolo de desastres no Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, que atende a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerado o maior hospital de referência em trauma da América Latina. Um dado interessante que o texto destaca é que “dos 2,7 mil funcionários do João XXIII, 800 foram treinados para operar sob as condições rigorosas do protocolo de emergência”.

A matéria começa relatando a tragédia de Janaúba, em outubro de 2017, que deflagou o Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas, protocolo tido como o mais completo do país. “Por meio dele, em questão de minutos são reorganizados espaços e equipes para acolher vítimas em caso de desastres e tragédias. De sobreaviso em época de riscos extras trazidos por comemorações com grandes públicos, como as festas de fim de ano, chuvas intensas e movimento extra nas estradas, o HPS abriu suas portas ao Estado de Minas para mostrar como esse sistema de retaguarda é posto em prática”, conta um trecho da reportagem.