#ClimaESaúde: Icict/FIOCRUZ lança série sobre como as mudanças no clima interferem na saúde

By | 12 de janeiro de 2018

clima e saúde_ICIT_Fiocruz_2018

Não há como negar que as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global – verões mais quentes e invernos mais rigorosos, primaveras mais chuvosas e outonos mais secos – estão alterando a vida de bilhões de pessoas em todos os continentes, trazendo impactos na saúde da população mundial.

Para entender um pouco mais sobre esses impactos no Brasil, o Icict está lançando a série “Clima e Saúde”, a partir dos estudos realizados pelo Observatório Nacional de Clima e Saúde, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict)/Fiocruz. A primeira matéria da série – Observatório Clima e Saúde ganha destaque em publicações na OMS e na COP23 – mostra a importância que os estudos realizados pelo Observatório ganharam na COP23 e na publicação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Acompanha esta matéria – além de farto material para pesquisa e estudos, a entrevista da coordenadora do grupo de Mudanças Climáticas, Rixa Schwarz, do Centre for Enviroment Education (CEE), da Nehru Foundation for Development, da Índia, que lançou – em parceria com a UNFCCC ((United Nations Framework Convention on Climate Change) e a Unesco a publicação “Good Practice in Action for Climate Empowerment – A compilation and analysis of case studies”.

Lançado em 2008, o Observatório tem parcerias com o Datasus, IBGE, Ibama, Ministério do Meio Ambiente, secretarias estaduais e municipais de Saúde, e instituições de ensino federais e estaduais, além de integrar a Rede Brasileira de Pesquisas Sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede-Clima), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente, o Observatório trabalha com informações dos seguintes sítios sentinelas de Porto Velho (Rondônia), Semiárido e Transfronteiriço (Guiana Francesa e Brasil), além do de Manaus (AM) e do Rio de Janeiro (RJ).

Para ler a primeira matéria da série, clique aqui.

Boa leitura! 😉💻📰💡💖

Deixe uma resposta