#SaúdeNasFérias: Que tal colocar o cartão de vacinação em dia?

By | 17 de janeiro de 2018

saude nas ferias-01

O período das férias é uma boa oportunidade para atualizar o cartão de vacinação de toda a família. Com mais tempo livre, os pais podem procurar com calma a unidade de saúde para checar se todas as vacinas das crianças estão em dia, além é claro, de atualizar também seus próprios cartões de vacina.

A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é referência internacional por promover o acesso gratuito da população às vacinas, respeitando critérios e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atualmente, o calendário nacional de imunização oferece 15 vacinas gratuitamente à população, todas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como BCG; HPV (vírus do papiloma humano); Pneumocócica, contra pneumonia; Meningocócica C, contra meningite; Febre Amarela; VIP/VOP (vacina inativada e vacina oral poliomielite); Hepatite B; Penta (vacina adsorvida difteria, tétano, Hepatite B-recombinante, Haemophilus influenzae b – conjugada e pertussis); Rotavírus;Influenza na sazonalidade; Hepatite A; Tetra viral (varicela-catapora, sarampo, caxumba e rubéola); Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Dupla adulto (difteria e tétano); e dTpa (difteria, tétano e coqueluche).

Por isso, crianças, adolescentes, adultos e idosos precisam comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa e verificar se está com todas as vacinas em dia, independente se há ou não com uma campanha de vacinação em vigência.

Ah, e se você perdeu seu cartão de vacina, é muito importante que procure o serviço de saúde que costuma vacinar ou que faça parte de seu território de abrangência. Lá, você terá o chamado “cartão espelho”, no qual ficam arquivados os registros de doses que foram aplicadas. Agora que o recado está dado, lembre-se de dar uma pausa nas brincadeiras para cuidar da saúde! Saiba mais sobre vacinação: www.saude.mg.gov.br/vacinacao 

Abaixo, assista um vídeo sobre a importância de manter atualizado o cartão de vacinação:

Deixe uma resposta