#Hanseníase: Saiba o que é mito e o que é verdade com relação à doença

By | 29 de janeiro de 2018

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada por uma bactéria – M. leprae – e que afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos olhos, braços, pernas, orelhas e nariz. Pode acometer pessoas nas mais diversas idades, incluindo crianças, independentemente de gênero (masculino ou feminino). Mas, é importante saber que a hanseníase tem cura e se tratada precocemente e de forma adequada, pode evitar as incapacidades e as sequelas.

Fique atento (a)! Qualquer mancha na pele ou área de pele aparentemente normal, mas com alteração de sensibilidade, pode ser hanseníase. Neste caso o paciente deve procurar uma unidade de saúde para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, que é realizado no SUS.

Após o início do tratamento, que dura entre 6 a 12 meses, mesmo os pacientes da forma contagiosa, cerca de 30% do total, já não mais a transmitem para as pessoas com quem convivem.

Mas, ainda são muitas as dúvidas e preconceitos com relação à doença. Por isso o Blog da Saúde MG preparou uma série para esclarecer alguns mitos e verdades sobre a hanseníase. Confira:

 

Deixe uma resposta