#Ciência: Conheça podcasts de divulgação científica

By | 9 de fevereiro de 2018

por Luiza Lages (Minas Faz Ciência)

banner_podcast_ciencia_2018

Velhas mídias encontram novos espaços e são transformadas pela internet. O rádio (sua linguagem, formatos e público) não só ganhou canais de veiculação online, como foi reinventado pelos podcasts. Podcast é um programa de áudio, geralmente dividido em uma série de episódios, que pode ser baixado ou ouvido online.

Especialistas falam em uma nova era do rádio com os podcasts, mais expressiva em alguns países, principalmente Estados Unidos. Ainda que pouco explorado no Brasil, com o avanço do uso de smartphones e dispositivos móveis, a produção e o consumo de podcasts têm aumentado também no país.

O termo, que foi cunhado em 2004, é uma junção de iPod (marca do aparelho mp3 da Apple) e broadcast (transmissão). Qualquer pessoa conectada à Internet pode fazer e veicular programas de áudio – e hoje diversos aplicativos e programas online facilitam a distribuição ao público. Isso faz do podcast uma ferramenta de difusão de conteúdo, diverso e inovador em formatos e linguagem.

São muitas abordagens possíveis: jornalísticos, humorísticos, culturais ou lúdicos, os programas tratam dos mais diversos temas, inclusive ciência. Tanto no Brasil como em outros países, pesquisadores e produtores de conteúdo tratam de temas das várias áreas da ciência, em diferentes formatos, para um público crescente de ouvintes.

Deixe uma resposta