#FicaADica: Não deixe o abuso de álcool estragar seu carnaval!

By | 9 de fevereiro de 2018
Arte: Izabela Baiense

Belo Horizonte vai receber ainda mais foliões em 2018 – são esperados 3,6 milhões de foliões nas ruas, 20% a mais que em 2017. Apesar de a capital mineira estar preparando uma estrutura adequada para receber tantas pessoas, é preciso ter atenção, e evitar o exagero no álcool é uma forma de não perder o controle no meio da multidão.

Segundo o gerente assistencial do Hospital João XXIII , Marcelo Lopes Ribeiro, o número de pessoas alcoolizadas, desidratadas e vítimas de pequenas agressões que chegam à emergência do hospital durante o carnaval é alto – muitas vezes, de 30 a 40 ao mesmo tempo. Esta é uma realidade do cenário atual, já que antigamente, como grande parte da população de BH viajava nesta época, o mais comum era a chegada de vítimas de acidentes nas estradas. “Alguns pacientes dão entrada muito alvoraçados, outros prostrados, com vômitos ou dor abdominal. Fazemos os exames necessários, e no final o que se constata é o abuso de álcool. A maioria deles, quando questionados, diz que estava em um bloquinho de carnaval”, afirma o médico. Ao beberem, as pessoas acabam se exaltando e brigando até sem motivo, e muitas vezes, podem sair vários feridos destas confusões. Portanto, tente se afastar quando vir inícios de discussões mais calorosas. “As ruas de Belo Horizonte estão ficando muito cheias, e a segurança não consegue conter os ânimos de todos os foliões. Portanto, é melhor prevenir e se afastar de problemas”, diz Marcelo.

As consequências de abusar do álcool durante vários dias seguidos são várias: uma das mais comuns é a queda de imunidade da pessoa, fazendo com que ela fique mais susceptível a doenças, que vão desde uma simples gripe, a uma amigdalite ou até mesmo uma faringite. Outros problemas graves que podem aparecer em decorrência do abuso das bebidas, são a desidratação do organismo e o sobrecarregamento do fígado. Este último pode gerar sintomas bem desagradáveis para o paciente, como vômitos e diarreias em grande quantidade – o que acaba contribuindo também para a desidratação.

Veja dicas para se hidratar na folia: Sucos naturais auxiliam na hidratação e garantem disposição para o Carnaval

Fonte: Fhemig