#BelezaComSaúde: Quais cuidados são necessários ao usar tintura no cabelo?

By | 9 de março de 2018
Créditos: FreePik

Créditos: FreePik

Você é do time que usa tintura no cabelo? Você sabe se o produto que você usa segue as normas da Anvisa? A Agência, chama a atenção dos consumidores mais vaidosos para o adequado desses produtos, amplamente utilizados por homens e mulheres, mas alguns cuidados devem ser observados para evitar danos ao couro cabeludo e em outras partes do corpo, como sobrancelhas, por exemplo.

Os rótulos das tinturas e dos agentes clareadores de cabelos sempre devem conter as advertências abaixo, por isso observe bem o produto que você irá utilizar:

  • “CUIDADO. Contém substâncias passíveis de causar irritação na pele de determinadas pessoas. Antes de usar, faça a prova de toque”;
  • Pode causar reação alérgica. Fazer a Prova de Toque;
  • Não usar nos cílios e sobrancelhas;
  • Não aplicar se o couro cabeludo estiver irritado ou lesionado;
  • Em caso de contato com os olhos, lavar com água em abundância;
  • Manter fora do alcance das crianças.

As tinturas de cabelo são classificadas pela Agência como cosméticos de Grau de Risco 2. Seus fabricantes devem comprovar junto à Anvisa dados de eficácia e segurança.

Dicas

As tinturas jamais devem ser usadas nas sobrancelhas e cílios, por serem muito agressivos a estas regiões do corpo e devido ao risco de provocar danos graves aos olhos. Outra recomendação é para que o usuário faça sempre a prova do toque antes de cada utilização do produto no cabelo, seguindo as instruções que devem, obrigatoriamente, constar no rótulo. Se após a prova de toque, a pele tiver reações anormais como coceira, vermelhidão ou inchaço local, é desaconselhado o uso da tinta.

Com informações do Blog da Saúde

Deixe uma resposta