#Curiosidade: Saiba tudo sobre o sarampo e como se prevenir!

By | 15 de março de 2018
Por Míria César / SES-MG
Foto: Venilton Küchler/SESA/Agência Brasil.

Foto: Venilton Küchler/SESA/Agência Brasil.

sarampo é uma doença infecciosa viral e extremamente contagiosa. A transmissão se dá por meio de secreções das vias respiratórias, podendo ser transmitida diretamente de uma pessoa à outra por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O contágio pode acontecer, também, por dispersão de gotículas no ar, em ambientes fechados como escolas, creches e ônibus.

Os principais sintomas são febre alta, manchas avermelhadas em todo o corpo, congestão nasal, tosse e olhos irritados e pode causar complicações graves como cegueira, encefalite, diarreia intensa, infecções do ouvido e pneumonia, sobretudo em crianças com problemas de nutrição e pacientes imunodeprimidos. Caso apresente sinais da doença, o indivíduo deve procurar o serviço médico o mais rápido possível e evitar transitar em locais públicos.

Prevenção

A vacina é a única forma de prevenção contra a doença. Por isso, toda criança de um ano de idade deve ser vacinada contra o Sarampo com duas doses: sendo a primeira dose aos 12 meses de vida com a vacina Tríplice Viral e uma segunda dose deve ser aplicada aos 15 meses de vida com a vacina Tetra Viral. Homens e mulheres de até 49, que não foram vacinados devem receber a dose da vacina.

Profissionais dos setores do turismo e do transporte, ou seja, hotéis, aeroporto, serviços de táxi, e outros, deverão estar imunizados contra o sarampo e a rubéola. Além disso, qualquer pessoa que for viajar para regiões endêmicas, e que não estiver com o cartão de vacinas em dia, deve se vacinar pelo menos duas semanas antes da partida.

Para esclarecer as dúvidas com relação ao sarampo, preparamos uma série em nossas redes sociais sobre o tema, veja abaixo alguns banners e compartilhe com sua rede:

vacina

Deixe uma resposta