#VidaSaudável: Você sabe qual é a importância do sono para saúde?

By | 16 de março de 2018

banner_sono_tranquilo

O sono é um estado comportamental, fisiológico, de redução de respostas aos estímulos externos, controlado pelo ciclo claro / escuro. Entre suas funções, estão o restauro ativo, a conservação de energia, a consolidação da memória, a regulação do metabolismo da glicose e dos lipídios, fortalecimento imunológico, regulação da pressão arterial e do comportamento alimentar.

“Nas rotinas cada vez mais atarefadas que vivenciamos nos dias atuais, percebemos um quadro amplo de privação do sono; as pessoas dormem tarde e acordam muito cedo”, alerta a professora da UFMG, Andressa de Mello. Esse quadro leva a uma série de problemas como déficit de memória, aumento da irritabilidade, desregulação de funções metabólicas endócrinas, redução da eficiência do processamento cognitivo e até o surgimento de quadros hipertensivos.

Maus hábitos de sono e má qualidade de vida podem levar, nos casos mais graves, a dois transtornos que afetam milhões de brasileiros anualmente: a apneia (duas vezes mais comum entre os homens) e a insônia, ambas ligadas a problemas no coração. No projeto Efeito da privação do sono, do doutorando Diego de Alcântara, são conduzidas atividades com os trabalhadores noturnos, como seguranças do prédio da EEFFTO. Testes hormonais e de força muscular são realizados para perceber qualquer sinal de atrofia muscular, relacionada a problemas no sono.

Evento

Nesta sexta-feira (16/03), em comemoração ao Dia Mundial do Sono, o Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício Físico, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG promove atividades especiais para a comunidade , uma ação global promovida pela Associação Mundial de Medicina do Sono. A iniciativa, realizada em conjunto com a Faculdade de Medicina da UFMG, segue a cartilha da Associação Brasileira do Sono, que neste ano trabalhará o tema: “Respeite seu sono e siga seu ritmo”.

As atividades serão coordenadas pelos professores Marco Tulio de Mello e Andressa de Mello e terão início no prédio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), às 8h30, quando será ministrada a palestra Sono e qualidade de vida. Às 19h, no Centro de Referência Esportiva para Pessoas com Deficiência, no bairro Carlos Prates, região Noroeste, Andressa de Mello e pesquisadores do Cepe farão palestra sobre A Importância do sono para atletas com deficiência.

Ações públicas de conscientização também serão realizadas nesta sexta, das 8h30 às 12h30, na Praça da Liberdade, e no sábado (17/03), no mesmo horário, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte (MG). Os participantes serão orientados a desenvolver uma rotina de sono saudável.

 

 

Por Ferdinando Marcos / UMFG.

Deixe uma resposta