#VidaSaudável: Nova campanha da SES-MG foca nas atividades do dia-dia e nas tradições culturais

By | 6 de abril de 2018

06 04

Nesta sexta-feira (06/04), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)lança a campanha Vida Saudável 2018 com o seguinte slogan: “Brincar, jogar, dançar e se divertir faz bem para a saúde. Exercite a sua saúde, movimente-se!”. A campanha aproveita o gancho das datas comemorativas da saúde do Dia Mundial da Saúde e do Dia Mundial da Atividade Física, comemorado nos dias 06 e 07 de abril, respectivamente. Neste ano, a SES-MG quer propor o resgate das atividades culturais como danças, jogos e brincadeiras para trabalhar o conceito da atividade física e saúde, focando na inclusão da atividade física na rotina diária dos indivíduos.

Através dos jogos e brincadeiras, as crianças, adolescentes, adultos e idosos desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima. Adultos também se beneficiam ao participar de brincadeiras, jogos e danças, uma vez que essas atividades estão ligadas à capacidade de imaginar, muito importantes para o equilíbrio mental.

“A finalidade da campanha neste ano é incentivar que os indivíduos escolham atividades que sejam prazerosas, considerando as individualidades, preferências e necessidades de cada um, contribuindo, assim, para que as pessoas incorporem a atividade física no seu cotidiano se mantendo ativo diariamente. Além disso, o ato de brincar e dançar podem trazer benefícios importantes para saúde física e mental dos indivíduos como a melhora da resistência física, o auxílio no controle do peso corporal, o aumento da autoestima, da socialização, o alivio do estresse, a diminuição da depressão, dentre outros”, explica a referência técnica da SES-MG, Carolina Guimarães Marra Nascimento, que faz parte da equipe da Coordenadoria de Atividade Física da Diretoria de Promoção à Saúde.

Ainda, a campanha visa fortalecer junto com a população e com os profissionais de saúde da Atenção Primária do SUS, a importância de se colocar pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada no dia-dia das pessoas, recomendação dada pelo American College of Sports Medicine (ACSM). Essa prática reduz o risco de doenças cardiovasculares e a incidência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis – doenças do aparelho circulatório, neoplasias, doenças do aparelho circulatório, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal crônica.

  • Para ler a matéria completa no site da SES-MG, clique aqui.

 

Deixe uma resposta