#EAD: Saúde Bucal da Gestante é tema de novo curso da UNA-SUS

By | 10 de abril de 2018

SITE-UNASUS-UFMA-1

Profissionais dentistas e acadêmicos em odontologia e demais interessados no tema já podem se capacitar com o curso online Saúde Bucal da Gestante, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Interessados podem se matricular até 10 de agosto, pelo link. O curso é autoinstrucional, tem início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é integralmente gratuito. Os alunos inscritos terão até dia 10 de outubro de 2018 para conclusão do curso, com o certificado disponível em até 10 dias úteis após o término das atividades.

Com carga horária de 30 horas, a qualificação tem como objetivo educacional analisar as ações que envolvem o cuidado em saúde bucal para a gestante. As duas unidades que compõem o curso tratam do acompanhamento integral à saúde da gestante e da puérpera e da assistência à saúde bucal dessas pacientes.

A cirurgiã-dentista e coordenadora de produção cientifica da UNA-SUS/UFMA, Judith Pinho, explica que o cuidado em saúde bucal para as gestantes no Sistema Único de Saúde prevê um atendimento em rede e um cuidado integral de qualidade, humanizado e seguro. “Desse modo, inicialmente serão tratadas questões relacionadas ao processo de trabalho na Atenção Básica, enquanto ordenadora das Redes de Atenção à Saúde, para que seja compreendido como a assistência odontológica compõe os pontos de atenção dessa rede e os dispositivos e estratégias de trabalho que facilitam essa assistência”, afirma. Serão abordados, ainda, os principais protocolos assistenciais da odontologia para o atendimento à gestante.

Em seguida, serão apresentadas as particularidades da assistência à saúde bucal para gestantes e puérperas, considerando as alterações fisiológicas e emocionais durante a gestação, doenças orais mais frequentes em gestantes e puérperas e as situações de indicação de prescrição medicamentosa e radiografia oral nesta população. “Espera-se que, ao atender as gestantes e puérperas na unidade de saúde, o profissional possa fazer uma avaliação segura das condições de saúde da sua paciente e possa orientá-la sobre os cuidados consigo mesma e com o bebê”, completa.

Para dinamizar o aprendizado, são utilizados livros online, infográficos interativos e casos clínicos simulando situações reais de atendimento.

 

 

Fonte: SE/UNA-SUS.

Deixe uma resposta