#Polêmica: Cantora se retrata por ter feito comentário pejorativo sobre Hanseníase

By | 13 de abril de 2018
anitta

Crédito: Divulgação.

Na última terça-feira (10/04), a cantora @anitta em seu programa “Anitta entrou no Grupo”, no canal Multishow, na TV Paga, utilizou a palavra #Hanseníase de forma pejorativa para se referir às pessoas pelas quais ela sente ranço (que, de modo popular, significa vontade de não estar por perto de alguém).

O fato dela ter usado a palavra “hanseníase” de forma equivocada gerou diversos protestos na internet, não só entre os movimentos sociais que apoiam as pessoas com hanseníase, como também nos profissionais de saúde que há anos trabalham de forma mobilizadora para diminuir o preconceito, incentivar o diagnóstico precoce e a busca pelo tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O burburinho em torno deste equívoco gerou uma deixa na internet para que a associações/movimentos sociais, imprensa, influenciadores digitais, blogs e instituições oficiais de saúde pública – como no caso da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), abordasse o tema hanseníase nas suas redes sociais como forma de levar informação de qualidade sobre a doença e o seu respectivo tratamento.

Além disso, mais especificamente no caso da SES-MG, na última semana de janeiro de 2018, em função do Dia Nacional de Enfrentamento e Prevenção da Hanseníase (Lei nº 12.135/2.009), comemorado no dia 31/01, a Secretaria lançou uma campanha publicitária apoiada nas redes sociais e um hotsite sobre a doença.

Na tarde desta sexta-feira (13/04), Anitta utilizou o seu perfil nas redes sociais para se retratar. A cantora ainda aproveitou o espaço para divulgar um cadastro de voluntários para o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. Anitta revelou, inclusive, que já se cadastrou.

 

Deixe uma resposta