#EAD: UNA-SUS lança curso voltado para a saúde das populações do Campo, da Floresta e das Águas

By | 18 de abril de 2018

campos_floresta_aguas

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com matrículas abertas para o novo curso gratuito, na modalidade de educação a distância (EAD), sobre “Atenção Integral à Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas”. Profissionais de saúde interessados no tema poderão se matricular até abril de 2019. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

Oferecido pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Fiocruz Mato Grosso do Sul, o curso foi validado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, por meio do Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social (SGEP/DAGEP) e pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), ambas do Ministério da Saúde.

A oferta tem por objetivo adequar as competências dos profissionais de saúde que atuam nestas áreas, qualificando o cuidado à saúde dessas populações. Além disso, o curso promove a reflexão sobre os serviços de assistência à saúde oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a população, bem como amplia as competências necessárias para que a atenção à saúde seja universal, equânime, integral, centrada nas necessidades e especificidades das pessoas, respeitando a competência cultural dos indivíduos e comunidades dessas categorias.

Com carga horária de 60 horas, as quatro unidades do curso tratam da diversidade das populações do campo, da floresta e das águas; da gestão do cuidado por ciclo de vida e vulnerabilidade, além dos agravos de maior prevalência e, por fim, a atenção às situações de risco à saúde dessas pessoas.

Deixe uma resposta