Tuberculose Ganglionar: conheça a doença que afetou a cantora Simaria

By | 18 de abril de 2018
Crédito: Divulgação Facebook

Crédito: Divulgação Facebook

A cantora Simaria, da dupla sertaneja com Simone, foi diagnosticada nesta terça-feira (17/04) com tuberculose ganglionar. A doença a manterá afastada dos palcos por um tempo, enquanto realiza o tratamento. Mas você sabia que essa é uma forma mais rara da doença e que, diferentemente do tipo mais comum, ela não é transmitida de pessoa para pessoa? A gente te explica:

Conheça a doença

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos e sistemas do corpo, como é o caso da tuberculose ganglionar, que acomete os gânglios linfáticos – também conhecidos como linfonodos. Essa é também o tipo mais comum de tuberculose extrapulmonar, principalmente em adolescentes e jovens adultos.

Além do aumento dos gânglios com dor local, os sintomas normalmente estão associados aos da tuberculose pulmonar, como emagrecimento, febre e queda do estado geral. O diagnóstico costuma se dar após o paciente ser examinado por apresentar dores no corpo, principalmente na região cervical, além de febre. Estresse e queda do sistema imunológico também estão associados às causas da doença.

Tratamento no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a prevenção e o tratamento para todas as formas de tuberculose. No caso da tuberculose ganglionar, o tratamento inclui o uso de antibióticos, além de um reforço na alimentação, e não apresenta sequelas. Para êxito no tratamento, é importante que o paciente tome os medicamentos de forma regular e diariamente, e no tempo previsto, geralmente por 6 meses, no mínimo.

Quer saber mais sobre Tuberculose? No site da SES-MG você encontra uma página especial sobre a doença, com informações sobre sintomas e tratamento. Acesse: www.saude.mg.gov.br/tuberculose.

2

 

Deixe uma resposta