#Dica: Editora Fiocruz celebra Dia do Índio com sugestão de livros e DVDs

By | 19 de abril de 2018

Retratos-cores-indios-jogos-nacionais-indigenas-20131113_0011

A saúde indígena é uma das áreas de atuação da Editora Fiocruz. Em seu catálogo, destaca-se a coleção Saúde dos Povos Indígenas, que reúne estudos originais sobre os mais diversos aspectos do processo saúde-doença dos povos indígenas. Os livros da coleção têm como objetivo contribuir para a construção de enfoques teóricos e técnicos inovadores que, no tocante à saúde, possibilitem estabelecer relações socialmente mais justas entre a sociedade brasileira e os povos indígenas.

O catálogo da Editora inclui, ainda, as obras Os índios no Império do Brasil: a etnografia do IHGB entre as décadas de 1840 e 1860, da coleção História e Saúde, e Vigilância alimentar e nutricional para a saúde indígena (volumes 1 e 2), em coedição com a Educação a Distância (EAD/Fiocruz). Elas, porém, encontram-se esgotadas e ainda não disponíveis em formato eletrônico.

Na livraria virtual da Editora Fiocruz, além de livros sobre saúde indígena, também é possível adquirir DVDs que abordam a temática. São eles Baniwa: uma história de plantas e curas e Ehcimakî Kirwañhe: um debate na saúde indígena, que levam o selo Fiocruz Vídeo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

Saúde dos Povos Indígenas teve seu primeiro título publicado em 2003 e conta hoje com seis volumes:

Medicinas Indígenas e as Políticas da Tradição: entre discursos oficiais e vozes indígenas

O livro busca contribuir para a consolidação do direito indígena à atenção diferenciada à sua saúde, considerando as relações historicamente construídas entre povos indígenas e Estado.

 

 

Poder, Hierarquia e Reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro

Resultado de ampla pesquisa na qual a autora apresenta os diversos aspectos que compõem o complexo mundo baniwa, a importância que a doença ocupa nele, suas especificidades, sua cultura, seu modo estóico de vida, suas inter-relações com outros grupos étnicos do Alto Rio Negro, Amazonas.

 

 

Processos de Alcoolização Indígena no Brasil: perspectivas plurais

O livro descreve e analisa as características específicas dos diversos modos de uso de álcool em diferentes povos indígenas brasileiros. Os capítulos trazem relatos teóricos, etnográficos, historiográficos e de intervenções culturalmente orientadas.

 

 

Saúde Indígena em Perspectiva: explorando suas matrizes históricas e ideológicas

O livro analisa o contexto político e institucional que originou o SUS e, particularmente, o Subsistema de Saúde Indígena. Assinala as diferenças e as dificuldades, mas também aponta caminhos de articulação possíveis entre o sistema médico oficial e o sistema indígena.

 

 

Demografia dos Povos Indígenas no Brasil e Transformação e Persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade indígena amazônica

O livro traz a experiência do autor em sua convivência com os Wari’ (ou Pacaás Novos), povo indígena mais numeroso no estado de Rondônia, com cerca de 2.700 indivíduos.

 

 

Os dois últimos disponíveis em acesso aberto no portal SciELO Livros.

No SciELO Livros também é possível fazer o download gratuito dos títulos:

Epidemiologia e Saúde dos Povos Indígenas no Brasil

Escrito por pesquisadores estudiosos das mais diferentes vertentes do assunto, traz importante e inovadora contribuição a tema que vem emergindo como de grande importância no âmbito da saúde coletiva no Brasil nos últimos anos.

 

 

Saúde & Povos Indígenas.

Este livro, lançado em 1994, foi um dos primeiros títulos publicados pela Editora Fiocruz e o primeiro sobre essa temática. Traz contribuições que exploram aspectos biológicos, culturais e sociais da dinâmica de saúde e de doença de tais povos a partir de uma perspectiva bioantropológica.

 

 

Deixe uma resposta