#VocêEncontraNoSUS: Ações de prática corporal e atividade física; saiba mais!

By | 19 de abril de 2018

Academia-da-Saúde

Sim! Tem atividade física no Sistema Único de Saúde (SUS), sim!  Elas são ofertadas na Atenção Primária à Saúde, em âmbito municipal, por profissionais de educação física na saúde, fisioterapeuta, e outras categorias, desde que tenham a capacitação para a temática. As ações de prática corporal e/ou atividade física dentro da saúde pública visam o aumento do gradiente de saúde da população, a diminuição do sedentarismo e a melhoria da qualidade de vida.

O município tem autonomia para decidir as melhores atividades a serem ofertadas devendo considerar as preferências e as necessidades do público-alvo, em consonância com a realidade local. Essas atividades devem ter efetiva ligação com as demandas do território para que sejam incorporadas no cotidiano dos indivíduos e para que os mesmos possam usufruir de todos os seus benefícios. Por isso, que tal procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa?

• Clicando neste link, você também confere a lista de municípios que possuem Polo do Programa Academia da Saúde.

Campanha #VidaSaudável

Nesse ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) propõe como tema da Campanha #VidaSaudável o resgate das atividades culturais do estado como danças, jogos e brincadeiras para trabalhar o conceito da atividade física e saúde, focando na inclusão da atividade física na rotina diária dos indivíduos. Para isso, convidamos os profissionais de saúde a desenvolver e estimular atividades que contemplem práticas corporais, lazer, jogos, danças, apresentações culturais e outros, que também valorizem os saberes populares e tradicionais da cultura local.

Os mais diversos espaços já existentes no município podem ser aproveitados para desenvolver essas atividades, como por exemplo os polos do Programa Academia da Saúde, a Unidades Básicas de Saúde, escolas, e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).