#Ciência: Revista Gerais seleciona artigos para compor Suplemento Temático sobre Judicialização da Saúde

By | 4 de maio de 2018

30715709_1758789597510456_8246433071990046720_n16A

Até o dia 17 de maio, a Revista Gerais – publicação de caráter de divulgação técnico-científico do Sistema Estadual de Saúde e que possui periodicidade semestral, está selecionando artigos científicos, pesquisas originais, relatos de experiências e ensaios destinados a discutir Judicialização da Saúde para um Suplemento Temático.

A ideia surgiu como forma de ampliar os debates que foram apresentados durante o I Seminário Mineiro de Judicialização da Saúde, realizado no dia 02 e 03 de abril, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). A previsão de publicação do Suplemento Temático é no segundo semestre de 2018. Na eventualidade de os trabalhos recebidos superarem o volume previsto para o Suplemento, aqueles aprovados poderão ser incorporados em números regulares da Revista Gerais.

Podem ser submetidos artigos que tratem de temas relativos aos eixos temáticos do evento:

• Atores da Judicialização da Saúde
  • Incorporação de procedimentos e patentes
  • Cenários futuros da Judicialização da Saúde e Transparência

Os textos submetidos deverão atender aos seguintes critérios: artigo completo com no máximo 15 páginas incluindo desenhos, figuras, gráficos, imagens, quadros, tabelas e referências bibliográficas. O texto deverá obedecer às Normas EditoriaisClique aqui para saber quais são esses critérios.

Para outras informações, envio de sugestões de pauta ou apreciação de artigos, basta entrar em contato no e-mail revista.gerais@esp.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3295-7990. Saiba mais: http://revistageraissaude.mg.gov.br

Qualificação

Recentemente, a Revista Gerais recebeu nova classificação no processo de avaliação referente ao quadriênio 2013-2016 da QUALIS/CAPES, como B5 nas áreas Interdisciplinar e de Enfermagem e B4 nas áreas de Administração Pública e de empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O QUALIS é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que relaciona a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação e de periódicos científicos.

No sistema QUALIS/CAPES os periódicos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, de A1 a C, sendo A1 o estrato mais elevado. A estratificação efetuada pelo QUALIS reflete os periódicos nos quais os pesquisadores e docentes das áreas avaliadas têm publicado os resultados de suas pesquisas. Para saber mais sobre essa qualificação, clique aqui.

A Revista

Publicada desde 2013, a Revista Gerais constitui-se em espaço para interlocução de experiências entre as instituições que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais e para disseminação dos aportes proporcionados por pesquisas e experiências de inovação.

Em 2015, adquiriu caráter técnico científico, passando a conter, além de artigos científicos, matérias jornalísticas e a seção “Giro pela Saúde”, com notas informativas elaboradas pelas Assessorias de Comunicação Social das instituições vinculadas do Sistema Estadual de Saúde: ESP-MG, Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hemominas, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).