#DeuNaMídia: Saiba porque o SUS é essencial para os brasileiros!

By | 4 de maio de 2018

Você viu? O jornal Brasil de Fato traz na edição dessa semana (04 a 10 de maio) uma reportagem bem esclarecedora sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) que completa 30 anos este ano. A publicação impressa mostra diversas ações que são realizadas pelo SUS, inclusive denunciando o seu possível sucateamento e desmonte por conta dos últimos projetos de lei aprovados pelo Governo Federal.

Apesar de atender diretamente mais da metade da população brasileira, as ações do SUS englobam, por exemplo: o controle de qualidade da água potável que chega à sua casa, a fiscalização de alimentos pela da Vigilância Sanitária nos supermercados, lanchonetes e restaurantes que você utiliza diariamente, na assiduidade dos aeroportos e rodoviárias, e inclusive, nas regras de vendas de medicamentos genéricos ou nas campanhas de vacinação, de doação de sangue ou leite materno que acontecem durante todo o ano.

Além disso, você sabia que muitos procedimentos médicos de média e alta complexidade, por exemplo, são feitos pelo SUS? Sim a saúde pública responde pela doação de sangue em Hospitais públicos e privados, doação de leite humano (por meio de Bancos de Leite Humano), quimioterapia e transplante de órgãos, entre outros. É muita coisa, né! Por isso, é tão importante conhecer o SUS e lutar para preservá-lo e/ou melhorá-lo! 👍🏽✍

Veja abaixo a publicação do jornal impresso:

sus2

Deixe uma resposta