#SUS: Hospital das Clínicas reduz espera de pacientes com mutirão de cirurgias plásticas

By | 7 de maio de 2018
Por Dalila Coelho / UFMG
Foto: HC/UFMG/Reprodução.

Para diminuir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, realiza regularmente mutirões de cirurgias e exames em pessoas encaminhadas previamente pelo SUS.

No último sábado, 28 de abril, foi realizado mais um mutirão, dessa vez de cirurgia plástica para redução do tamanho do pavilhão auricular externo e de reposicionamento da parte superior da orelha, corrigindo assim a proeminência conhecida como “orelha em abano”.

Motivo de bullying para muitas crianças e adolescentes, a cirurgia foi realizada em 12 pacientes de 7 a 14 anos que já haviam sido encaminhadas previamente e aguardavam o procedimento. Segundo a médica Clarissa Leite Turrer, preceptora do programa de Residência Médica de Cirurgia Plástica do HC/UFMG, a fila de espera para o procedimento é de cerca de um ano.

Para desafogar a demanda, outro mutirão de otoplastia será realizado no próximo semestre. “Foi um trabalho muito gratificante, pois, além dos pacientes, as famílias ficaram muito gratas e satisfeitas com a organização e profissionalismo com que seus filhos foram atendidos”, afirma Clarissa Turrer. Outros atendimentos em escala estão previstos até o fim do ano, como um mutirão de reconstrução mamária em pacientes acometidos com câncer de mama que aguardam o procedimento cirúrgico.