#VacinaGripe: SES-MG apoia o Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe

By | 12 de maio de 2018
Por Juliana Gutierrez

banner_dia d_vacinacao_gripe_12.05.2018

Neste sábado, (12/05), aconteceu o Dia D de Mobilização Nacional para a Vacinação contra a Gripe (Influenza). As salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficaram abertas em todo o estado para que as pessoas pudessem se vacinar. Na sexta-feira, 11/05, a cobertura vacinal estava em 37%, com a ação subiu para 43%.

Como o índice se encontra abaixo do esperado, o Dia D é uma oportunidade para garantir acesso àquelas pessoas que ainda não puderam se vacinar. O objetivo é vacinar mais de 5 milhões de mineiros durante toda a campanha que vai até o dia 1° de junho.

Em Belo Horizonte, a Prefeitura de BH e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveram o Dia D no Centro de Saúde do Bairro Camargos, localizado na rua Luiza Rua Luiza Efigênia Silva, 159. A ação contou durante a manhã com o grupo “Mobiliza SUS” da prefeitura Municipal de Belo Horizonte que animou as crianças. Para os adultos, outras atividades recreativas como dança e Liang Gong animaram o sábado de prevenção.

“O Dia D é muito importante para a campanha, porque é voltado para as pessoas que trabalham durante a semana e não podem comparecer nas unidades de saúde. É uma oportunidade de ter acesso à vacina sem comprometer os compromissos diários”, afirmou Eva Lídia, Coordenadora de Imunização da SES-MG.

Quem pode receber a vacina pelo SUS?

• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • Gestantes;
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);
  • Mulheres e homens com 60 anos ou mais;
  • Trabalhadores de saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade
  • Professores de escolas públicas ou privadas

» Para ler a matéria completa no site da SES-MG, clique aqui.

» Abaixo, confira a galeria de fotos:

Fotos: Gil Leonardi / Imprensa MG.