#AtençãoBásica: Entenda como funciona a principal porta de entrada dos usuários no SUS

By | 16 de maio de 2018
Foto: Valdecir Galor | Fotos Públicas

O que é

A Atenção Básica à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
A Atenção Básica é desenvolvida próxima da vida das pessoas, Este trabalho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades Básicas de Saúde Fluviais, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde.

Sendo assim, é – e deve ser – o contato preferencial dos usuários, e principal porta de entrada na Rede de Atenção à Saúde, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde.

Como funciona?

A Atenção Básica é desenvolvida pelas equipes de Atenção Básica (equipes de saúde da família eSF- e outras modalidades de equipes de atenção básica), pelos Núcleos de Apoio as equipes de Saúde da Família (NASF) e pelas equipes dos Consultórios na Rua. Todas realizam a atenção de uma população específica que está em um território definido. Assumem, portanto, a responsabilidade sanitária e o cuidado destas pessoas, e trabalham considerando a dinâmica existente no território em que vivem essas populações.

Foto: Valdecir Galor | Fotos Públicas

As equipes utilizam tecnologias de cuidado que auxiliam no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior frequência e relevância em seu território. Observam critérios de risco e vulnerabilidades.

Onde encontrar?

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são o local prioritário de atuação das equipes de Atenção Básica (eAB). Desse modo, desenvolve-se uma Atenção Básica à Saúde com alto grau de descentralização e profunda capilaridade no território nacional, o que a deixa sempre mais próxima ao cotidiano das pessoas.

» Saiba mais sobre os fundamentos e diretrizes da Atenção Básica através da Política Nacional de Atenção Básica.

Crédito: Gil Leonardi | Imprensa MG