Por Ascom ESP-MG
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com o Fórum Mineiro de Saúde Mental, realiza na próxima segunda-feira (21), a abertura da exposição fotográfica “18 de Maio: Caminhos possíveis para a liberdade”, com registros dos desfiles da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam Tam.
As fotos que fazem um recorte de 19 anos (1998-2017) dos desfiles em Belo Horizonte, estarão expostas na Unidade Sede da ESP-MG. No mesmo dia, será realizada na instituição, aula aberta com o tema “Saúde Mental no SUS – Construindo resistências”, ministrada pela psiquiatra Míriam Abou-Yd.
A aula é gratuita, aberta ao público, sem inscrição prévia e terá declaração de participação.
A Escola
A Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam Tam integra o Movimento Antimanicomial Mineiro e anualmente desfila e manifesta pelas ruas do Centro da capital mineira em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
18 de Maio
No Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instaurado em 18 de maio de 1987 na cidade de Bauru/SP, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental. Nesta data, foi proposta uma nova trajetória para a Reforma Psiquiátrica Brasileira, questionando as relações de estigma e exclusão social e cultural impostas às pessoas que vivem e convivem com os ditos “transtornos mentais”.
Serviço
Exposição “18 de Maio: Caminhos possíveis para a liberdade”
Data: 21/05/2018 (segunda-feira), às 13h
Local: Unidade Sede da ESP-MG (Av. Augusto de Lima, 2061 – Barro Preto – Entrada pela Rua Uberaba, s/n – BH/MG)