#Disque100: Mobilização é essencial no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

By | 18 de maio de 2018

18

O dia 18 de maio é marcado como o Dia de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

O objetivo da data é propor a mobilização e sensibilização de toda a sociedade a participar do enfrentamento da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A violência sexual acontece por meio do abuso sexual e exploração sexual, que se caracterizam como ato, de qualquer natureza, atentatório ao direito humano ao desenvolvimento sexual da criança e do adolescente, praticado por um adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder.

Denuncie! O Disque Direitos Humanos – Disque 100 funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.

Fonte: Ministério dos Direitos Humanos.

Deixe uma resposta