#Reconhecimento: Hospital João XXIII fica em 1º lugar no Congresso Brasileiro de Queimaduras

By | 6 de junho de 2018

hospital-joao-xxiii

Profissionais de enfermagem do Hospital João XXIII, que atuam na Unidade de Tratamento de Queimados, ficaram em 1º lugar no Congresso Brasileiro de Queimaduras, realizado em Foz do Iguaçu (Paraná), de 09 a 12 de maio, com a apresentação do trabalho “Elaboração e Avaliação de um Instrumento de Gestão de Insumos em uma unidade de Tratamento de Queimados”.

O estudo, realizado entre janeiro e fevereiro de 2018 por Grazyelle de Souza e pelas co-autoras Manuela Estrela e Cristiana Barbosa, buscou individualizar o tipo e os quantitativos de insumos usados no banho e curativos dos pacientes queimados. Para isso, foi realizado inicialmente um check-list, por meio do qual todas as informações do paciente foram reunidas, como nome, número do leito, e a extensão da superfície lesionada. Assim pôde-se determinar o tamanho das compressas de gases algodonadas para cada caso, armazenadas em kits personalizados.

“Foi observado redução de custos desnecessários para o hospital. O custo total dos insumos reduziu em média 24,4%, podendo chegar até 32,5% por kit, por dia de tratamento”, contou Grazielly. Outros resultados foram a redução do tempo de curativo e a diminuição do risco de contaminação aos demais pacientes.

Veja também no site da SES-MG:
– Hospital João XXIII faz alerta sobre a importância da prevenção de queimaduras

Fonte: Fhemig.

Deixe uma resposta