#SaúdeECinema: Confira 5 filmes nacionais com o tema Saúde

By | 18 de junho de 2018

Nesta terça-feira (19/06), é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. A data homenageia a primeira filmagem em terras brasileiras. A filmagem retrata uma “vista” da Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, filmada pelo italiano Alfonso Segreto, em 1898.

Para comemorar a data, nós aqui do #BlogDaSaúdeMG te damos dicas de 5 filmes nacionais imperdíveis com a temática Saúde.

(Clique para ampliar)

1. O Renascimento do parto (Eduardo Chauvet, 2013)

O filme retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo, brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias.

2. Nise – O Coração da Loucura (Roberto Berliner, 2016)

Nos anos 1950, uma psiquiatra contraria aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época e é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.

3. Muito Além do Peso (Estela Renner, 2012)

No documentário, a cineasta Estela Renner analisa a qualidade da alimentação infantil e os efeitos da publicidade de alimentos.

4. A Loucura Entre Nós (Fernanda Vareille, 2016)

O filme-documentário traz uma reflexão sobre as fronteiras do que é considerado normal e loucura, ao dar voz para pessoas que lutam para resgatar suas conexões sociais após experiências em hospital psiquiátrico. Personagens, em sua maioria femininos, que exalam as contradições da razão e propõe um questionamento sobre conflitos internos, desejos e trajetórias.

5. Sob Pressão (Andrucha Waddington, 2016)

Um médico e sua equipe têm que realizar três cirurgias muito complicadas, a de um traficante, de um policial militar e de uma criança. O que complica o caso é que os três foram feridos no mesmo tiroteio em uma favela próxima ao hospital.

Deixe uma resposta