#VocêSabia? Mais de 40% dos doadores de sangue são jovens de 18 a 29 anos

By | 18 de junho de 2018
Cr

Crédito: Portal Brasil

Jovens entre 18 e 29 anos são os brasileiros que mais doam sangue, 42% do total, indica o Ministério da Saúde. Segundo a pasta, 1,6% da população do País é doadora, índice superior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1%, mas que ainda pode melhorar.

Do total de doadores, 60% são homens, que podem doar até quatro vezes por ano, enquanto mulheres podem fazer três doações anuais. Em 2017, foram coletadas mais de 3,35 milhões de bolsas — e 1 (uma) só doação pode beneficiar até quatro pessoas.

Alerta 

Nesta época do ano, com a chegada do inverno, férias e festas juninas, são registradas baixas nos estoques de sangue, que é indispensável em transfusões, cirurgias de grande porte e tratamento de doenças crônicas e câncer. Para se tornar um doador e ajudar quem precisa, basta ter mais de 50 quilos, ter entre 18 e 69 anos e estar em boas condições de saúde. E não se esqueça: no dia da doação, não ingira bebidas alcoólicas, não faça jejum e leve um documento com foto.

Quem está com febre, gripe ou resfriado, ou grávida não pode doar, bem como pessoas que usam alguns tipos de medicamentos; fizeram tatuagens ou piercings nos últimos 12 meses; passaram por alguma cirurgia nos últimos meses; tiveram hepatite até os 11 anos; tiveram malária ou têm evidências de hepatite B ou C, vírus HIV ou HTLV e doença de Chagas. Em caso de dúvidas, procure o hemocentro da sua cidade. Em Minas, você pode agendar a sua doação pelo site da Hemominas. Seja um doador!

com informações do Ministério da Saúde

Deixe uma resposta