#Curiosidade: Você sabia que o Adolescente também tem caderneta de saúde?

By | 19 de junho de 2018
Crédito: Agência Brasil / EBC.

Crédito: Agência Brasil / EBC.

Você, provavelmente, deve se lembrar da caderneta ou cartão de vacinação que tem desde pequenininho, não é? Mas, é importante saber que depois que a criança cresce e entra na adolescência, é importante ter em mãos a Caderneta do Adolescente, que é distribuída gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), também conhecidas popularmente como Postos de Saúde.

Inclusive, há muito adolescentes e jovens que sequer voltaram aos Postos de Saúde para tomar as vacinas de reforço, essenciais para prevenir uma série de doenças ao longo da vida. Clique aqui para saber quais as vacinas que o adolescente deve tomar.

Veja também no site da SES-MG:
Reunião Técnica vai discutir implantação da Caderneta de Saúde dos Adolescentes

Mas, pouca gente sabe que existe a Caderneta do Adolescente, exatamente para ele continuar se cuidando depois que deixa de ser criança e passa a cuidar mais de si próprio, inclusive da sua saúde. A caderneta tem duas versões, para meninos e meninas, com dicas sobre alimentação, exercícios físicos, controle de peso e altura e prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Ela ainda serve como um apoio para as famílias conversarem sobre alguns assuntos que costumam ser tabu dentro de casa, como orientação e diversidade sexual.

Documento

A caderneta ou cartão de vacinação é um documento indispensável, uma vez que o controle das vacinas pode evitar uma série de doenças. Assim, não só crianças, como adolescente e adultos, devem manter suas vacinas em dia. No Brasil, as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são oferecidas nos postos de vacinação de todo o país ou por equipes de vacinadores, que levam os produtos a áreas de difícil acesso periodicamente.

Caso não esteja de posse da caderneta ou cartão de vacinação, por motivo de perda ou dano, é recomendado que o usuário procure o serviço de saúde que costuma vacinar ou que faça parte de seu território de abrangência. Lá, ele terá o chamado “cartão espelho”, no qual ficam arquivados os registros de doses que foram aplicadas. Para saber quais são as vacinas da sua faixa etária, acesse o nosso site: www.saude.mg.gov.br/vacinacao

Por Evelyn Araripe / Agência Jovem de Notícia / Adaptação.

Deixe uma resposta