#Curiosidade: Você sabe como a ciência e a cultura interferem na saúde?

By | 5 de novembro de 2018

Nesta segunda-feira (05/11) é comemorado o Dia da Ciência e da Cultura. Trata-se de dois campos de atuação que interferem diretamente na saúde pública, uma vez que um pesquisa tratamentos e medicamentos para melhorar a vida das pessoas, enquanto a outra diz respeito ao modo como o ser humano se organiza em sociedade, sobretudo em relação aos seus hábitos, costumes e manifestações artísticas.

Por isso, para que você conheça um pouco mais sobre esse assunto, nós recomendamos a leitura do artigo “Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado às ciências da saúde”, escrito por Esther Jean Langdon e Flávio Braune Wiik, publicado originalmente na Revista Latino Americana de Enfermagem.

O trabalho científico faz um paralelo de como às Ciências da Saúde podem ser influênciadas pelos hábitos culturais de um determinado grupo social, fazendo com que eles possam estar mais vulneráveis a determinadas efermidades, além de debater como o termo “ter cultura” se torna pejorativo e excludente quando definimos que álguém não tem acesso a determinada informação ou não completou os seus estudos.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Deixe uma resposta